Friday, September 23, 2005

Órgão da Visão

Os órgãos responsáveis pela sensibilidade da visão são os globos oculares. É um órgão sensorial especial que transmite os raios de luz do meio ambiente ate a sua parte nervosa, onde celulas especializadas os captam e transmitem até o sistema nervoso central para interpretação.
ORBITA



O globo ocular localiza-se em uma cavidade da face chamada órbita que é formada pela junção de sete ossos. São eles :

  1. Frontal
  2. Palatino
  3. Lacrimal
  4. Maxilar
  5. Zigomático
  6. Etmóide
  7. Esfenóide

Esta cavidade abriga e proteje o globo ocular.

Cada globo ocular mede aproximadamente 2,5 cm e é formado por três túnicas:
a- Túnica externa b-Túnica media c- Túnica interna

a-Túnica externa - esclerótica e córnea

É representada pela esclerótica e pela córnea.

A esclerótica é a parte branca do globo ocular, fibrosa, dá resistencia externamente e mantem uniforme o conteúdo do globo ocular. É vasularizada.

Une-se anteriormente a córnea num ponto denominado limbo escleral. Esta camada sim é avascular e formada por fibras elásticas. Forma um meio transparente na frente do globo ocular por onde penetram os raios provenientes do mundo exterior. É o meio de refreingencia mais poderoso do olho no sentido de fazer desvio dos raios luminosos que a atravessam.

Túnica Média- Coróide, iris e corpo ciliar

Fica localizada por dentro da esclera e da córnea. Também é denominada de uvea . Apresenta tres partes:

a- coróide - é a camada que verdadeiramente faz o aporte sanguineo do globo ocular.

b- corpo ciliar

A coroide se diferencia na frente formando uma estrutura espessa que é denominada de corpo ciliar. É ele que forma o humor aquoso além de suportar o cristalino ou lente.

A lente ou cristalino que se prende na extremidade do corpo ciliar é o segundo meio de refringencia importante no olho. Ele aumenta ou diminue sua espessura conforme a distancia do objeto que se quer enchergar. A este fenomeno da-e o nome de acomodação. Entre o cristalino e a córnea existe a camara anterior do olho que contém humor aquoso, líquido este produzido pelo corpo ciliar.

A iris é uma estrutura pigmentada, que fornece cor ao olho humano. Possui mecanismo de contração e relaxamento determinando o orificio da pupila.

Eventualmente pode-se dilatar a pupila com medicamentos para se fazer estudo do fundo de olho.

Uma dilatação da pupila denominamos de midriase e a contração de miose.

c- Túnica interna- Retina

A retina é a membrana mais interna e está debaixo da coróide. Nela encontram-se células nervosas especializadas em captar os estímulos luminosos. Na retina, há dois tipos de células fotossensíveis: os cones e os bastonetes. Quando excitados pela energia luminosa, estimulam as células nervosas adjacentes, gerando um impulso nervoso que se propaga pelo nervo óptico.
A imagem fornecida pelos cones é mais nítida e mais rica em detalhes. Há três tipos de cones: um que se excita com luz vermelha, outro com luz verde e o terceiro, com luz azul. São os cones as células capazes de distinguir cores.
Os bastonetes não têm poder de resolução visual tão bom, mas são mais sensíveis à luz que os cones. Em situações de pouca luminosidade, a visão passa a depender exclusivamente dos bastonetes. É a chamada visão noturna ou visão de penumbra.

Há duas regiões especiais na retina: a fovea centralis (ou fóvea ou mancha amarela) e o ponto cego. A fóvea está no eixo óptico do olho, em que se projeta a imagem do objeto focalizado, e a imagem que nela se forma tem grande nitidez. No fundo do olho está o ponto cego, insensível a luz. No ponto cego não há cones nem bastonetes. Do ponto cego, emergem o nervo óptico e os vasos sangüíneos da retina.

Por dentro da retina, entre esta e o cristalino existe um grande espaço preenchido por humor vítreo e por isto denominado câmara vítrea. Da forma ao globo ocular.

Alem do globo ocular o aparelho responsável pelos processos visuais ainda é formado por anexos ao globo ocular que são:

Tecido adiposo intra-orbitário

  1. cílios

  1. sombrancelhas
  2. pálpebras
  3. glandulas lacrimais
  4. conjuntiva ocular
  5. músculos oculares
  6. nervos optico

O nervo óptico é formado pelas terminações das celulas sensoriais da retina, e conduz o estímulo visual ao cérebro.
A movimentação do olho é realizada pela ação conjunta de seus músculos extrínsecos presos ao olho. A posição paralela (normal) dos olhos é mantida pela ação coordenada desses músculos.


A gordura da órbita, preenche a maior parte da órbita e protege o globo ocular, funcionando como uma almofada.
As sombrancelhas são duas porções de pelos, situadas acima das pálpebras, servem para evitar que líquidos desçam para os olhos e para diminuir a sua exposição aos raios solares.
As pálpebras (superior e inferior) têm a função de proteção dos olhos, distribuição das lágrimas e remoção de corpos estranhos.


Os cilios são pelos finos existentes nas bordas das pálpebras. Protegem o olho de pequenas particulas suspensa no ar.
A conjuntiva une o globo ocular às pálpebras, daí seu nome. Após recobrir a parte interna das pálpebras, a conjuntiva se reflete sobre si mesma e cobre a face anterior do olho (exceto a córnea). Apresenta três porções:
Conjuntiva palpebral ou tarsal
Conjuntiva do fundo de saco conjuntival (é a porção da conjuntiva que passa da pálpebra para o olho)
Conjuntiva bulbar (cobre a parte anterior do globo ocular, exceto a córnea).
Na conjuntiva encontram-se várias glândulas cujas secreções fazem parte da lágrima.
O aparelho lacrimal compreende as glândulas lacrimais e as vias de drenagem da lágrima para o nariz.
A glândula lacrimal está alojada na porção anterior e lateral do teto da órbita. O escoamento da lágrima para o nariz inicia-se pelos pontos lacrimais, situados na porção interna das pálpebras superior e inferior, contínua pelos canalículos que desembocam no saco lacrimal, de onde através do conduto lacrimo-nasal alcança o nariz. Parte da lágrima é eliminada por evaporação e parte é drenada para o nariz.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home