Wednesday, September 07, 2005




Genitais Masculinos
O aparelho genital masculino, responsável pela formação do espermatozóide e pela produção de hormônios masculinos é formado por:
1- testículos
2- epidídimos
3- Vesiculas seminais
4- ducto deferente
5- ducto ejaculatório
6- Próstata
7-Glândulas bulbo uretrais
8-Pênis





No homem existe uma união entre os genitais e o aparelho urinários, quando ambos se unem a um determinado ponto e a partir daí se tornam via única de excreção destes dois aparelhos.

1-Testículo
São órgãos ovóides e achatados, em número de dois, suspensos dentro da bolsa escrotal apresentando como o ovário duas faces, dois pólos e dois bordos.
pólo superior
pólo inferior
face lateral
face medial
borda anterior
borda posterior
É na borda posterior que localiza-se o epidídimo e parte inferior do funículo espermático. Cada testículo pesa aproximadamente 25 gramas, sendo o direito mais pesado que o esquerdo que por sua vez localiza-se em posição mais baixa que o direito.
A palavra testículo tem correspondência com orquis do grego, sendo portando a palavra designada para se referir ao testículo. Exemplos:
A) orquite é uma infecção no testículo
B) orquiectomia é a retirada dos testículos
Estrutura-
Por fora temos a túnica albugínea que emite septos que formam lóbulos cuneiformes de base voltada para a túnica e ápice que toma direção a borda posterior formando ai o mediastino do testículo. Existem aproximadamente 200 a 400 lóbulos em cada testículo.

Cada lóbulo tem de um a quatro tubos seminíferos e portanto em cada testículo tem aproximadamente 800 túbulos que se reúnem no mediastino em 15-20 túbulos eferentes que deixam o testículo para penetrar no epidídimo.


Nos túbulos seminíferos são produzidos os espermatozóides.
No parênquima do testículo existem células chamadas intersticiais que produzem hormônios masculinos denominados genericamente de andrógenos, dos quais seu representante mais importante é a testosterona.
2-Epidídimo
É uma estrutura tubular que localiza-se no bordo posterior do testículo e destina-se a depositar dentro de si espermatozóides. É formado por uma cabeça, que localiza-se no pólo superior, um corpo e uma cauda localizada no pólo inferior. O vasos eferentes penetram pela cabeça, se uem em um túbulo do epidídimo, bastante tortuoso e com dimensões aproximadas de 6 metros, dirigindo-se ao pólo inferior onde aumenta de diâmetro passando a se chamar ducto deferente. 1. epididimo

2.cabeça do epididimo

3.lóbulo do epididimo

4-corpo do epididimo

5.cauda do epididimo

6.ducto do epididimo

7. ducto deferente
Irrigação sanguíneo
a- Arterial- Artéria testicular ramo da gonadal
b- Venosa- Plexo pampiniforme
3.Ducto Deferente


Continua-se do ducto do epidídimo, na cauda deste último, toma direção superior se incorporando no plexo pampiniforme, e fazendo parte do funículo espermático, penetra no anel inguinal superficial.. Atravessa o canal inguinal faz contorno sobre a artéria epigástrica inferior após passar o anel inguinal profundo, e dirige-se em direção a pelve menor. Toma trajeto em direção ao plano mediano e quando alcança a vesícula seminal, já em localização retrovesical, alarga-se formando a ampola do ducto deferente. Logo após recebe o conduto do vesícula seminal passando a chamar-se ducto ejaculatório.
4.Vesícula seminal
É o principal órgão produtor de semem, localiza-se sob a bexiga com a qual se une, sendo formada por uma massa de tecido fibroso denso. Tem aproximadamente 5 cm de comprimento. Forma um enovelado de tubos a partir de seu estroma que acabam finalmente em apenas um ducto que abandona a glândula levando consigo a secreção seminal de mais ou menos 3 ml, para o ducto deferente . O ducto deferente mais o ducto da glândula seminal formam o ducto ejaculatório
5.Ducto ejaculatório
Formado pela união do deferente com o seminal.
Penetra na próstata e após atravessa-la termina na uretra.
Irrigação sanguinea
Artéria do ducto deferente ramo da ilíaca interna
6.Funículo espermático
Tem origem ao nível do anel inguinal profundo, percorre o canal inguinal, indo se terminar próximo ao epidídimo. Contém;
q Ducto deferente
q Artéria e veia deferente
q Artéria testicular
q Plexo pampiniforme
q Vasos linfáticos
q Artéria cremastérica
q Túnicas do funículo espermático
q Nervo genito femoral
Túnicas do funículo espermático
São derivadas de camadas da parede abdominal.:
Facia espermática interna – continuidade da fascia do transvesso
Facia cremastérica- contem fibras do oblíquo interno
Fascia espermática externa- continuidade da fascia do oblíquo externo
Túnica vaginal do testículo- Membrana de dupla parede que reveste anterior e lateralmente o testículo e epidídimo. No período embrionário ela se continua com o peritônio. Suas laminas formam uma cavidade que contém líquido seroso.
7.Próstata


É um composto de musculatura lisa e tecido fibroso. Localiza-se sob a sínfise pubiana fazendo relação estrutural com a bexiga. Produz líquido que dá odor ao semem.
Tamanho;
i. Transverso- 4 cm
ii. Vertical-3cm
iii. Antero posterior- 2 cm.
Partes:
1. Ápice
2. Base
3. Face anterior
4. Face posterior
5. Lobos Lateral direito
6. Lobo médio
7. Lobo lateral esquerdo

Fascias ou bainhas da próstata

Estrutura-
Tem uma cápsula que emite septos internamente formando lóbulos. Aí encontram-se glândulas que drenam secreções para dentro da uretra.
8.Glândulas Bulbo uretrais-
São em número de duas e localizadas lateralmente a uretra.
Secretam secreção mucóide de ação desconhecida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home