Friday, September 23, 2005

ANATOMIA DA ORELHA
Prof. Ana Luiza Miranda Vilela
http://www.afh.bio.br/varios/analuisa.asp
O órgão responsável pela audição é a orelha (antigamente denominado ouvido), também chamada órgão vestíbulo-coclear ou estato-acústico.
A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Além da função de ouvir, o ouvido também é responsável pelo equilíbrio.
A orelha está dividida em três partes: orelhas externa, média e interna (antigamente denominadas ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno).



ORELHA EXTERNA

A orelha externa é formada pelo pavilhão auditivo (antigamente denominado orelha), pelo canal auditivo externo ou meato auditivo e pelo tímpano (membrana timpânica).



Todo o pavilhão auditivo (exceto o lobo ou lóbulo) é constituído por tecido cartilaginoso recoberto por pele, tendo como função captar e canalizar os sons para a orelha média.


O canal auditivo externo estabelece a comunicação entre a orelha média e o meio externo, tem cerca de três centímetros de comprimento e está escavado em nosso osso temporal. É revestido internamente por pêlos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera.
Tanto os pêlos como o cerume retêm poeira e micróbios que normalmente existem no ar e eventualmente entram nos ouvidos.
O canal auditivo externo termina numa delicada membrana - o tímpano - firmemente fixada ao conduto auditivo externo por um anel de tecido fibroso, chamado anel timpânico.

ORELHA MÉDIA

A orelha média consiste, em sua totalidade, de um espaço aéreo – a cavidade timpânica – no osso temporal. Dentro dela estão três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo. Esses ossículos encontram-se suspensos na orelha média, através de ligamentos.


O cabo do martelo está encostado no tímpano; o estribo apóia-se na janela oval, um dos orifícios dotados de membrana da orelha interna que estabelecem comunicação com a orelha média. O outro orifício é a janela redonda. A orelha média comunica-se também com a faringe, através de um canal denominado tuba auditiva (antigamente denominada trompa de Eustáquio). Esse canal permite que o ar penetre no ouvido médio. Dessa forma, de um lado e de outro do tímpano, a pressão do ar atmosférico é igual. Quando essas pressões ficam diferentes, não ouvimos bem, até que o equilíbrio seja reestabelecido.


ORELHA INTERNA
A orelha interna, chamada labirinto, é formada por escavações no osso temporal, revestidas por membrana e preenchidas por líquido. Limita-se com a orelha média pelas janelas oval e a redonda. O labirinto apresenta uma parte anterior, a cóclea ou caracol - relacionada com a audição, e uma parte posterior - relacionada com o equilíbrio e constituída pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares.



A cóclea é um aparelho membranoso formado por tubos espiralados.


3 Comments:

Blogger blogsurfer said...

I was just blog surfing around and found you! You have a really nice blog site. If you are interested, go see my curious ebay auctions site. It's just a fun site but you may find something to entertain you.

1:56 PM  
Blogger Joe Powel said...

This is a excellent blog. Keep it going. This may be of interest to you; how to buy & sell everything, like music on interest free credit; pay whenever you want.

1:56 PM  
Blogger Billy said...

Hey, you have a great blog here!
I have a tea cart site/blog. It pretty much covers tea cart related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

1:58 PM  

Post a Comment

<< Home